Hospital Universitário inaugura Ambulatório de Fragilidade Óssea em Londrina

Hospital Universitário inaugura Ambulatório de Fragilidade Óssea em Londrina

Nosso associado Dr. Fernando Tadaaki Yabushita coordena o Ambulatório de Fragilidade Óssea e, em breve, inicia reuniões na Associação Médica para atualização sobre osteoporose e prevenção de fraturas

Hospital Universitário inaugura Ambulatório de Fragilidade Óssea em Londrina
Dr. Fernando Tadaaki Yabushita – Divulgação

O Hospital Universitário (HU) de Londrina acaba de inaugurar o Ambulatório de Fragilidade Óssea, vinculado ao Ambulatório de Especialidades da instituição. O novo serviço, coordenado pelo médico ortopedista Fernando Tadaaki Yabushita, associado da Associação Médica de Londrina (AML),  tem como objetivo prevenir fraturas e refraturas em pacientes com osteoporose, especialmente idosos.

Dr. Fernando também passará a coordenar, em breve, uma série de encontros na AML voltados à atualização de tratamentos da osteoporose e prevenção de fraturas. A proposta é reunir médicos de diferentes especialidades, como ortopedia, geriatria, endocrinologia, reumatologia, ginecologia, obstetrícia e profissionais de áreas como nutrição, fisioterapia e educação física, para discutir condutas baseadas em evidências sobre o oxometabolismo e o cuidado com a saúde musculoesquelética do idoso.

Dr. Fernando informa que as fraturas por fragilidade atingem uma a cada três mulheres e um a cada cinco homens acima dos 50 anos. Ainda assim, 80% desses pacientes não recebem avaliação ou tratamento adequados, o que pode levar à ocorrência de uma segunda fratura em até 86% dos casos, no período de um ano.

A proposta é preencher uma lacuna importante no diagnóstico e tratamento da osteoporose no país, contribuindo para um envelhecimento mais saudável e sustentável do ponto de vista clínico e econômico.

LEIA MAIS

CFM atualiza regras para realização de cirurgia bariátrica e metabólica

Saiba como vai funcionar o ambulatório

O Ambulatório de Fragilidade Óssea foi estruturado a partir do protocolo internacional Fracture Liaison Service (FLS), reconhecido por integrar o cuidado de pacientes com fraturas causadas por fragilidade óssea.

O serviço atende pessoas com 50 anos ou mais que chegam ao pronto-socorro do HU com fraturas decorrentes de baixa energia, ou seja, fraturas que não ocorreriam em indivíduos jovens saudáveis, mas que, em idosos, são reflexo da perda de massa óssea e muscular.

Esses pacientes passam por uma avaliação sistematizada, com diagnóstico e início do tratamento farmacológico da osteoporose, além de serem encaminhados para programas de prevenção de quedas e reabilitação. O objetivo é evitar novas fraturas, melhorar a qualidade de vida e reduzir custos ao sistema de saúde.

Segundo o Dr. Fernando, Londrina tem uma das populações mais envelhecidas do país, com índice de envelhecimento acima da média estadual e nacional. Esse perfil demográfico reforça a importância de ações coordenadas como o FLS. “A expectativa é que a iniciativa ajude a frear o avanço da fragilidade óssea e contribua para o envelhecimento com qualidade de vida”, destaca.

O ambulatório está em funcionamento como projeto piloto desde setembro de 2024 e atende no setor 5 do Hospital Universitário.

Por Comunicação AML – Infinita Escrita

hu
Compartilhe: