Médicos associados recebem títulos honoríficos da Câmara Municipal
As homenagens serão ao urologista Dr. Marco Aurélio de Freitas Rodrigues e ao pediatra Dr. Renato Mikio Moriya
A Associação Médica de Londrina celebra o reconhecimento a dois associados que receberão títulos honoríficos concedidos pela Câmara Municipal de Londrina. As homenagens ao urologista Dr. Marco Aurélio de Freitas Rodrigues e ao pediatra Dr. Renato Mikio Moriya destacam trajetórias marcadas pelo compromisso com a saúde, o ensino e o desenvolvimento científico na cidade.
A Sessão Solene de entrega do título ao Dr. Marco Aurélio será nesta sexta, 24 de outubro, às 20h, na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Londrina, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Câmara. Já o Dr. Renato receberá sua homenagem na Sessão Solene na quarta-feira, 29 de outubro, às 20h.
Reconhecimento
O urologista Dr. Marco Aurélio de Freitas Rodrigues será homenageado pela Câmara Municipal, recebendo o título de Cidadão Honorário de Londrina, concedido por iniciativa do prefeito Tiago Amaral, por meio da Lei nº 13.958, de 14 de julho de 2025.

Natural de Ibiporã, Dr. Marco Aurélio nasceu em 17 de setembro de 1957 e formou-se na 11ª turma de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (1975–1980). Após concluir a residência em Cirurgia Geral na mesma universidade, especializou-se em Urologia no Hospital Evangélico de Londrina. Com o desejo de seguir na carreira acadêmica, realizou doutorado na Universidade de Oxford (Inglaterra) entre 1985 e 1988.
De volta a Londrina, ingressou como docente da disciplina de Urologia da UEL em 1989, assumindo a chefia da área em 1999. Ao longo da carreira, ocupou cargos de liderança acadêmica, como vice-coordenador do Colegiado de Medicina e chefe do Departamento de Clínica Cirúrgica. Mesmo após sua aposentadoria, em 2024, segue atuando na especialidade, com foco em cirurgia robótica.
Já o pediatra e professor Dr. Renato Mikio Moriya, chefe do Departamento de Pediatria e Cirurgia Pediátrica do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL, receberá o título de Cidadão Benemérito de Londrina. A homenagem, proposta pelo vereador Giovani Mattos (PSD) e oficializada pela Lei nº 13.959, de 14 de julho de 2025, reconhece a atuação do médico em defesa da infância e da adolescência.
Nascido em Londrina, em abril de 1958, Dr. Renato formou-se em Medicina pela UEL em 1982, especializando-se em Pediatria e Adolescência. Com mais de 40 anos de dedicação à medicina e ao ensino, implantou o Ambulatório de Adolescência do Hospital Universitário e coordenou importantes ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes, como a Comissão Permanente de Defesa da Criança e do Adolescente Vítima de Violência.

Doutor em Ciências da Saúde pela UEL, é pesquisador e autor de diversas publicações nas áreas de neurodesenvolvimento, violência infantil e saúde mental. Sua trajetória combina excelência acadêmica, sensibilidade social e compromisso com o futuro das novas gerações.
A Associação Médica de Londrina parabeniza os doutores por suas conquistas e por representarem, com ética, dedicação e excelência, o compromisso da classe médica com a comunidade londrinense.
Leia também: AML promove roda de conversa sobre AVC com palestra inspiradora de Emílio Zagaia
Por Comunicação AML – Infinita Escrita com assessoria de comunicação